segunda-feira, 7 de março de 2011

A EXPANSÃO DAS PRODUÇÕES SOBRE FILMES METAFÍSICOS E ESPIRITUAIS NO MUNDO




Não é necessário pesquisar muito para perceber que os temas espirituais têm ocupado um lugar de cada vez mais destaque no cinema que é feito em Hollywood e pelo mundo afora. 
Se não levarmos em consideração o lado mais filosófico ou religioso sempre associados a espiritualidade humana, estaremos testemunhando aqui uma revolução silenciosa, onde fantasmas, monstros e psicopatas que povoavam as mais diversas tramas estão sendo substituídos por espíritos obssessores, reencarnações de personagens malignos, ou pessoas comuns simplesmente vivendo problemas depois da morte.
Filmes como "Além da Eternidade", "Amor Além da Vida", "A Fonte da Vida", "O Mistério da Libélula", "A Última Profecia", "O Sexto Sentido", "E Se Fosse Verdade", entre outros, estão trazendo para o público uma nova abordagem dos conflitos do ser humano, visto agora não só em sua condição material, como espiritual. 
Com o interesse crescendo por esta temática, foi fundado nos Estados Unidos o "Spiritual Cinema Circle" (Círculo do Cinema Espiritual). Nos moldes do antigo "Círculo do Livro", os associados pagam uma taxa mensal para receber todos os meses em sua casa os melhores títulos espiritualistas, além de documentários e filmes de curta metragem.
O projeto nasceu da colaboração entre o produtor Stephen Simon e os psicólogos Kathlyn e Gay Hendricks. Stephen é o responsável por alguns dos títulos favoritos do gênero como "Em Algum Lugar do Passado" e "Amor Além da Vida"; enquanto o casal Hendricks criou e administra o Hendricks Institute, uma entidade sem fins lucrativos que auxilia pessoas com problemas de relacionamento. 
Tudo começou durante uma meditação de Gay Hendricks em 2003: "De manhã, durante a meditação, eu tive um insight de como eu poderia criar uma comunidade de "amantes-do-cinema" que poderia mudar o mundo. A idéia surgiu em um instante, existem filmes maravilhosos e inspiradores feitos ao redor do mundo por produtores criativos, mas a que pouquíssimas pessoas acabam tendo acesso, já que Hollywood não os distribui por não acreditar que exista um mercado para filmes com "coração e alma". Ao mesmo tempo existem milhões de pessoas que não vão mais ao cinema porque estão cansados da violência e falta de conteúdo do material típico de Hollywood. Por que não podemos ir aos festivais de cinema encontrar os filmes de temática espiritual que Hollywood ignora e trazê-los diretamente para a casa das pessoas em DVD?" 

Para saber mais: 
The Spiritual Cinema Circle 
The Hendricks Institute 

Nenhum comentário: